top of page

A EBSAS em simpósio científico internacional realizado na China

A Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva esteve presente no “IUFRO International Symposium on Pine Wilt Disease - PWD2023", que decorreu em Nanjing, China, entre 25 e 28 de outubro de 2023.

A participação foi com o poster científico “What do maritme pine (Pinus pinaster) smell like?”, trabalho desenvolvido por alunos de 12º ano de Biologia, no âmbito do projeto “Jovens Investigadores”, orientados pelas professoras Mónica Ribeiro (EBSAS) e Ana Cristina Figueiredo (FCUL)

O congresso foi organizado pela IUFRO (União Internacional das Organizações de Investigação em Florestas), na temática da Doença da Murchidão dos Pinheiros (DMP) causada pelo Nemátode da Madeira do Pinheiro (NMP) – Bursaphelenchus xylophilus.


O NMP é originário da Costa Este da América do Norte e foi introduzido, no início do século XX no Japão, de onde se propagou pela Correia do Sul e China. Em 1999, foi detetado em Portugal e, desde então, já causou a morte de milhares de pinheiros bravos, apesar dos esforços desenvolvidos pelas autoridades para a sua contenção.


Toda a investigação nesta temática é de extrema importância para aprofundar o conhecimento desta doença complexa e o desenvolvimento de métodos inovadores para o seu controlo.



Prof. Mónica Ribeiro junto ao poster

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page