top of page

Produção de iogurtes naturais com ciência e afeto

Os alunos do 12.º ano do curso profissional de Técnico de Análise Laboratorial, na disciplina de Química Aplicada, realizaram uma atividade, com os alunos de Ciência Naturais do 6.º ano, sobre o processo de fabrico do iogurte natural.


Os alunos do 12.º ano ensinaram as crianças do 6.º ano a fazerem iogurtes a partir da fermentação láctica do leite, numa experiência que combinou ciência, aprendizagem prática e afeto.

Esta atividade permitiu que os alunos mais novos compreendessem, de forma prática e interativa, a fermentação láctica, um processo essencial na transformação do leite em iogurte. Durante a atividade, os participantes compreenderam o papel das bactérias benéficas que realizam a fermentação láctica, conferindo ao iogurte a textura e sabor característicos.


Os alunos envolvidos mostraram grande entusiasmo e curiosidade na realização de todas as etapas do processo de fabrico do iogurte. Esta experiência destacou também a importância do iogurte na alimentação saudável. A interação entre os alunos de diferentes níveis de ensino proporcionou um ambiente de aprendizagem colaborativa e motivadora, a partilha de conhecimentos, reforçando a importância da ciência no dia a dia. A experiência terminou com uma degustação dos iogurtes produzidos, celebrando o sucesso da aprendizagem científica e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos alunos.



bottom of page