No dia 02 de dezembro de 2022, as turmas A e B do 9.º ano tiveram a oportunidade de realizar uma visita de estudo organizada pelos professores de Geografia, Diogo Rosa, de História, Paula Ferreira, e TIC, Célia Joaquim.
De manhã, as turmas foram ao Museu das Comunicações, numa articulação curricular entre as disciplinas de Geografia e TIC. A visita, intitulada “Vencer a Distância – Cinco Séculos de Comunicações em Portugal”, baseou-se numa exposição permanente do Museu das Comunicações que se debruça sobre a evolução e o aperfeiçoamento das técnicas que permitiram à Humanidade uma comunicação cada vez mais rápida e eficiente.
Depois do almoço, as turmas dirigiram-se ao Centro Cultural de Belém, mais concretamente ao sítio do Museu Berardo, para uma visita guiada intitulada “A primeira vez no museu de arte”, no âmbito da disciplina de História. A visita a uma coleção de arte moderna e contemporânea suscita frequentemente alguma incompreensão sobre a criação artística. Nesta visita, pretendeu-se, em forma de diálogo e atividades dinâmicas, contextualizar, questionar e refletir sobre as alterações na arte dos séculos XX e XXI, com base nas obras de grandes e famosos pintores da época.
Foi um regresso destes alunos às visitas de estudo, após três anos letivos em que foram interrompidas e comprometidas pela pandemia COVID-19. As visitas de estudo constituem uma situação de aprendizagem de conhecimentos, mas também promovem a educação para a cidadania, uma vez que propiciam a sociabilidade, quer seja na relação professor-alunos, quer seja na relação entre os alunos. A visita de estudo realizada, leva-nos então a perceber que o desenvolvimento dos alunos no sentido da construção de conhecimentos, pode efetuar-se não só na instituição tradicional de ensino, mas também em espaços de educação não formal, pelo que o objetivo será dar continuidade a este tipo de práticas.
Um agradecimento a todos os alunos que participaram nesta experiência, e às professoras de Matemática, Carina Aires, e de Cidadania e EMR, Teresa Cunqueiro, que colaboraram na sua concretização, juntamente com os professores responsáveis.
Diogo Rosa (Professor de Geografia)
Paula Ferreira (Professora de História)