top of page
Parlamento

O Programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

Constituem objetivos do Programa: Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;  Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;  Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente.

Fonte: https://jovens.parlamento.pt/sec2023/Paginas/apresentacao.aspx

 

O Projeto "Parlamento dos Jovens" contou este ano com a articulação entre as disciplinas de Geografia A e Filosofia, conjugando a dedicação dos professores Diogo Rosa e Raquel Rodrigues, que acompanharam os trabalhos das turmas C e D do 10.º ano, e da professora Helena Cristovam com as turmas B e C do 11.º ano. O projeto contou ainda com a participação espontânea de um grupo de alunas pertencentes à turma A, também do 11.º ano.

Durante o primeiro período foi feita a divulgação do programa nas turmas. Os alunos formaram grupos de trabalho, para iniciar a discussão do o tema deste ano “Saúde mental nos jovens”. A temática a debater suscitou bastante interesse. Por sugestão de uma aluna do 11.ºB foi visionado o filme “Toc Toc”, através da plataforma de streaming Netflix, seguido de debate sobre o mesmo, em dezembro. Ao longo do mês de janeiro, ocorreram várias iniciativas, entre as quais: um debate sobre a importância da participação política com a presença do eurodeputado e antigo aluno da nossa escola, João Duarte Albuquerque (dia 3), uma palestra acerca da importância da saúde mental dada por uma psicóloga, Dra Susana Lourenço do ACES Arco Ribeirinho do Barreiro (dia 27). Aproveitando um dos projetos desenvolvidos na nossa escola: Jovens Investigadores, as turmas envolvidas assistiram a uma sessão sobre a importância do sono (dia 31), com a presença de duas investigadoras da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Em cada turma, os diferentes grupos apresentaram medidas legislativas aos colegas de turma, passando à sua discussão e votação.

Seguidamente, as medidas eleitas em cada turma foram discutidas na Sessão Escolar realizada a 3 de fevereiro, no auditório da escola. Foi realizada uma eleição através da qual se elegeu o grupo de alunos e medidas propostas. Foram eleitas para a Sessão Distrital, as seguintes deputadas: Mariana Silva e Sousa, Margarida Silva Pereira e Matilde Pereira (todas da turma do 11.ºA).

Segue-se a fase distrital do projeto (Sessão Distrital de Setúbal – 7 de março), com a certeza de que o trabalho realizado e, consequentemente, a escola, estarão bem representados, podendo progredir ainda mais no âmbito do projeto (Sessão Nacional, na Assembleia da República).

Em suma, considera-se que o Parlamento dos Jovens é um excelente exemplo de interdisciplinaridade e de participação cívica, sobretudo por parte dos alunos, e que os professores continuarão a desenvolvê-lo sempre que possível.

Os professores responsáveis:

Helena Cristovam

Diogo Rosa

Raquel Rodrigues

bottom of page