top of page
Cientista fêmea que usa o microscópio

Jovens Investigadores

Projeto “Jovens Investigadores”

O projeto “Jovens Investigadores” é dirigido aos alunos do 12º ano que são jovens pré universitários que, para além dos conteúdos das disciplinas científicas, deverão desenvolver outras competências que lhes serão úteis no seu percurso académico futuro.


Este projeto foi pela primeira vez desenvolvido na Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva (EBSAS), no Barreiro, no ano letivo 2018/2019, na disciplina de Biologia. Atualmente é dirigido aos alunos do 12º ano que escolhem as disciplinas de Biologia e Química, podendo facilmente ser alargado a todas as disciplinas científicas.
O projeto consiste na execução de pequenos trabalhos de investigação pelos alunos, que funcionarão em grupos coorientados pelos professores das disciplinas e por um investigador/professor de uma instituição superior, e cujo cronograma de trabalho decorrerá durante todo o ano letivo (Tabela I).


Para além de permitir trabalhar a componente mais prática das disciplinas científicas, os alunos desenvolvem ainda competências que lhes serão úteis no ensino superior; nomeadamente – análise de artigos científicos; desenvolvimento e aplicação de metodologia de trabalho de projeto cientifico, trabalho de campo e/ou laboratorial, produção de apresentações em PowerPoint (ou outro suporte informático) e produção de pósteres científicos. Este projeto contém ainda as componentes essenciais para se constituir como um trabalho de projeto no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC). Ou seja, são desenvolvidas as Áreas de Competências do Perfil dos Alunos e Aprendizagens Essenciais Transversais das disciplinas envolvidas, é portanto um trabalho multidisciplinar, pode reunir no mesmo projeto alunos de diferentes turmas de 12º ano, e está acrescido da parceria entre o ensino secundário e o ensino superior.


No final de cada ano letivo é promovido um evento, aberto a toda a comunidade educativa, onde são apresentados os trabalhos finais, em forma de poster científico. Sempre que se proporcione, os trabalhos são apresentadas em Congressos Científicos, nacionais e internacionais, da especialidade.

Trabalhos finais - 2022/2023

Poster 1

Poster 2

Poster 3

Poster 4

Poster 5 

Poster 6

Poster 7

Poster 8

Poster 9

Trabalhos finais - 2021/2022

Poster 1

Poster 2

Poster 3

Poster 4

Poster 5 

Poster 6

Poster 7

Poster 8

Poster 9

Poster 10

Poster 11

Poster 12

Poster 13

Poster 14

Poster 15

Trabalhos finais - 2020/2021

Poster 1

Poster 2

Poster 3

Poster 4

Poster 5 

Poster 6

Poster 7

Poster 8

 

 

 

 

 

Trabalhos finais - 2018/2019

Poster 1

Poster 2

Poster 3

Poster 4

Poster 5 

Poster 6