top of page

Historial da Escola Alfredo da Silva

A Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva – E.I.C.A.S. – foi criada em 27 de Dezembro de 1945, pelo Decreto n.º 35402, publicado nesta data, no Diário do Governo, e inaugurada a 12 de Janeiro de 1947.

​

Foi o primeiro estabelecimento de Ensino Secundário do Concelho do Barreiro, criada com o objetivo de formar trabalhadores qualificados que pudessem ser integrados nas novas indústrias que se estavam a instalar e a desenvolver no Barreiro, após o fim da 2ª Guerra Mundial.

​

Era costume que os Liceus e as escolas tivessem o nome de um qualquer patrono, que por norma geral era uma figura de destaque nascida na terra, neste caso o patrono é alguém que não tendo nascido no Barreiro, contribuiu de tal forma para o progresso e a grandeza desta cidade que a população manifestou o desejo  de que este nome ficasse ligado à sua nova Escola Técnica. Alfredo da Silva, é hoje considerado um dos maiores industriais e financeiros portugueses. À sua obra deve-se a construção do Império do grupo CUF, que foi o maior motor de desenvolvimento urbano do Barreiro.

​

Com a expansão do grupo CUF e das suas fábricas do Barreiro e com o desenvolvimento das Oficinas da CP e de outras indústrias locais, verificou-se a necessidade de recrutamento de mão-de-obra especializada e de formação que superassem os tradicionais conhecimentos empíricos tornados obsoletos face à aplicação das novas tecnologias, criadas e desenvolvidas durante a guerra.

​

Em ligação com a Escola foi instituída uma Comissão de Patronato, constituída por delegados da Câmara Municipal, Organismos Corporativos locais – representativos das atividades profissionais e económicas cujo ensino era ministrado na Escola - , bem como das empresas industriais e comerciais que pudessem empregar os alunos e diplomados pelos diversos cursos. As necessidades de pessoal e do tipo da sua formação eram comunicadas à Escola, de maneira que o ensino/aprendizagem era direcionado nesse sentido e mantinha-se sempre atualizado.

​

Desta interação, obteve-se excelentes resultados, tanto para os alunos como para as empresas da região, como posteriormente se constatou.

​

Estes cursos, possibilitaram ainda a muitos alunos, a continuação dos seus estudos, com boa preparação, nos Institutos Superiores e nas Universidades, onde muitos acabaram por se formar.

Mais recentemente, foi instituída uma Nova Reforma, tendo-se substituído os cursos atrás referidos, pelos actuais Cursos Tecnológicos, Cursos Gerais e Ensino Recorrente, cuja oferta desta Escola se pode observar no menu     « CURSOS ».

​

No tocante a acontecimentos ocorridos ao longo do historial da Escola, destaca-se as amplas obras de restauro do edifício, realizadas entre 1995 e 1996, que vieram proporcionar mais conforto aos utentes e as comemorações do cinquentenário, em 1997.

​

No que concerne ao segundo, foi criada uma Comissão, que realizou diversos eventos ao longo de todo este ano, tendo mobilizado grande parte da população escolar.

​

No entanto, o ponto alto destas comemorações, foi a « Sessão Solene Comemorativa », em doze de Janeiro, que contou com a presença de um elevado número de convidados, entre os quais se destacam,  o Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Doutor Jorge Sampaio, o Excelentíssimo Senhor Ministro da Educação, Professor Doutor Eduardo Marçal Grilo, o Excelentíssimo Senhor Ministro da Ciência e Tecnologia, Professor Doutor José Mariano Gago e o Excelentíssimo Senhor Diretor Regional de Educação de Lisboa, Doutor António João Sardinha.

Finalmente, a Escola Secundária Alfredo da Silva continuará a desenvolver um projeto educativo que, mantendo a tradição, terá em conta a realidade do meio e os desafios das novas tecnologias, sendo também um pólo dinamizador de um ensino de sucesso.

​

"Excertos do Livro do Cinquentenário, 1997"

​

​

75 anos da Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva (1947-2022)

​

​

bottom of page