top of page

Comemoração dos 75 anos da Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva

Na manhã do dia 23 de maio decorreram na Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva, um conjunto de atividades que envolveram toda a Comunidade Escolar (alunos, professores, funcionários e a Comissão de antigos alunos da escola).

Foi uma manhã descontraída e de grande alegria para todos, pode-se mesmo afirmar que tivemos “Alfredo em Movimento”.


Uma equipa de cada turma do 2º ciclo e ensino secundário participaram num Peddy Paper. Nos corredores, nos espaços exteriores, ecoavam os risos e nos rostos era visível a alegria das equipas a percorrer toda a escola para desvendar as mensagens, descobrir as estações e responder às questões. Feitas as contas, ganhou no 2º ciclo a equipa do 6º C e no secundário a equipa do 10º C.

Os restantes alunos de cada turma, que não participaram no Peddy Paper, também foram envolvidos em atividades que decorreram em diferentes espaços da escola.

Vamos viajar no tempo e ver o que aconteceu:


No Átrio Principal sob o olhar atento do busto do Alfredo da Silva, os alunos do NIANA (Núcleo de Integração e Acompanhamento dos Novos Alunos) surpreenderam-nos com uma exposição sobre alguns países de expressão portuguesa, Brasil, S. Tomé, Cabo Verde e Angola. Vestidos a rigor, a todos os que por lá passaram brindaram com um enorme sorriso, com a gastronomia local, com as danças e outras particularidades dos usos e costumes de cada país que representavam.

Ali ao lado vimos uma exposição sobre Biodiversidade feita pelos alunos no âmbito da Biologia e Geologia com apoio dos professores.


A funcionária Noélia no PBX colocava questões a uma equipa do Peddy Paper.

Passado o corta-vento, nos laboratórios de física um grupo de alunos assistiam a experiências feitas por alunos do Instituto Superior Técnico designado “O Circo da Física”, poderíamos dizer a Magia da Física.

Subimos as escadas até ao CRE (Centro de Recursos Educativos) e com entusiasmo outro grupo de alunos respondia a um Kahoot.


Descemos as escadas e passamos pelo bar, onde uma das equipas do Peddy Paper tentava responder à questão de a D. Ana lhe colocava.

Na papelaria, outra equipa aguarda pela questão que, a Bela (como todos carinhosamente a tratam) se preparava para lhes colocar.

Saímos para o pátio e deparamos com os jogos tradicionais onde com grande entusiasmo os grupos de alunos seguindo as orientações dos professores de educação física, dos alunos do Curso Profissional (11ºG) e de antigos alunos da escola, lá faziam rodar o pião, lançavam a malha, andavam nas andas e muito mais…


Junto às oficinas de mecânica encontramos “A Tasca da Saúde”, (uma das estações do Peddy Paper das equipas do secundário) onde os alunos do 9ºA em conjunto com técnicos do CRI (centro de recursos para a inclusão) convidavam os alunos do secundário a preparar uma bebida deliciosa e bem fresca, sem álcool – É possível conviver e tomar um cocktail delicioso sem álcool!


No “pátio interior” o animador João Santos (Técnico da CMB) com o seu Teatro de Marionetes contava aos alunos do 2º ciclo a história do Barreiro.

Seguimos até à portaria onde o Sr. Quaresma depois de um entusiástico “Bom Dia”, continuou a questionar outra das equipas do Peddy Paper.

Voltamos a entrar e fomos à galeria (Bloco B) onde o funcionário Paulo Claré questionava outra equipa do Peddy Paper. Fomos espreitar o Laboratório da Matemática , da Geologia e da Biologia, e deparamos com jogos e experiências onde os alunos participavam com entusiasmo em atividades dinamizadas por outros alunos com apoio dos professores.

Chamaram todos ao pátio, para participar numa Master Class de dança dinamizada pelo professor Paulo Esparteiro e lá fomos todos dançar e festejar!


A manhã chegou ao fim, cansados mas felizes e com muito apetite fomos almoçar; no refeitório cheirava muito bem o cozinhado da D. Manuela.

Terminámos a nossa viagem agradecendo o apoio da Junta de Freguesia do Barreiro/Lavradio, da Câmara Municipal do Barreiro e do CRI que prontamente nos disponibilizaram equipamentos e apoio técnico.


Um Agradecimento à Grande Equipa constituída por toda a nossa Comunidade Escolar.





































82 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page