top of page

Explorando Novas Fronteiras na Educação: Gallery Walk na sala de aula de Matemática

Na busca incessante por métodos de ensino inovadores e eficazes, as professoras Maria João Silva e Teresa Olga Duarte, que lecionam a disciplina de Matemática A no 11º ano de escolaridade, introduziram uma abordagem pedagógica inovadora: A Gallery Walk.


A Gallery Walk é uma estratégia de ensino dinâmica e interativa que transforma a sala de aula numa “galeria de aprendizagem”. Neste contexto, as paredes da sala de aula tornam-se exposições de conhecimento, onde os alunos têm a oportunidade de explorar diferentes conceitos matemáticos de uma forma envolvente e cooperativa.


Na implementação da Gallery Walk, as professoras dividiram os alunos em grupos e atribuíram a cada grupo a responsabilidade de criar uma exposição, que incidiu no domínio das funções, no subtema sucessões.


Os alunos foram desafiados a apresentar as suas conclusões de forma criativa e acessível. Durante o processo de elaboração do seu poster os alunos foram incentivados a colaborar e a sintetizar informações, desenvolvendo assim habilidades fundamentais de pensamento crítico e comunicação.


Desta forma, os alunos tornaram-se protagonistas ativos de seu próprio saber, assumindo a responsabilidade pela criação e apresentação de conteúdo. Isso não apenas aumentou sua motivação intrínseca, mas também cultivou uma maior autoconfiança nas suas habilidades matemáticas.






27 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Os Exoplanetas e o Estudo da Notação Científica

Os trabalhos abaixo foram realizados pelos alunos do 7º A realizados no âmbito da Física Química e da Matemática. A temática abordada foi "Os Exoplanetas e o Estudo da Notação Científica". Os alunos e

Comments


bottom of page