Job Shadowing – Esbjerg
- mariovagarinho0
- 9 de jul.
- 2 min de leitura
A atividade de Job Shadowing, no âmbito do programa Erasmus+, na qual participaram elementos da direção e duas professoras, decorreu na cidade de Esbjerg, na Dinamaca.
A mobilidade teve como objetivo observar metodologias em sala de aula, alicerçadas na digitalização e inclusão, bem como práticas de gestão em contexto escolar.
A atividade decorreu entre os dias 3 e 6 de março, neste período as participantes acompanharam o dia a dia de duas escolas dinamarquesas, situadas em zonas distintas da cidade de Esbjerg.
Durante a mobilidade as participantes puderam assistir/participar em aulas STEM, aulas de sustentabilidade nas quais as aprendizagens eram trabalhadas com recurso ao jogo Minecraft, aulas práticas de cozinha, costura e também de Física e Química.
Para além da vertente pedagógica da mobilidade, foram várias as reuniões de trabalho com elementos da direção e professores de ambas as escolas, onde se abordaram questões relacionadas com a gestão do espaço escolar, gestão de recursos humanos e financeira.
Esta atividade permitiu conhecer um sistema de ensino completamente distinto do português, ao nível da gestão de currículos e dos espaços, bem como, da relação com a comunidade educativa.
Este intercâmbio de experiências foi extremamente enriquecedor para todos os intervenientes, portugueses e dinamarqueses.
Numa das reuniões de trabalho as participantes apresentaram aos colegas dinamarqueses o Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva e a cidade do Barreiro. Terminada a mobilidade, foi a vez de apresentar aos professores do nosso agrupamento as práticas metodológicas e as dinâmicas do quotidiano de uma escola dinamarquesa, bem como as práticas de gestão escolar e os currículos educativos deste país. Inicialmente, a apresentação foi efetuada aos elementos do Conselho Pedagógico e, posteriormente, em reuniões de departamento.







