GEOGRAFIA (9.º A e B)
Uğur Gallenkuş (1990) é um fotógrafo turco que combina imagens de conflitos com cenas do quotidiano e fotografias famosas. As suas fotomontagens abordam a crescente divisão global entre os privilegiados e os oprimidos.
A sua arte é dura, cruel e extremamente realista e os seus efeitos de reflexão são atrozes. Ao combinar imagens da realidade quotidiana do mundo ocidental com realidades perturbadoras de outros lugares do mundo, onde as pessoas lutam pela mera existência, põe em contraste visual duas experiências dolorosamente opostas da vida normal.
Nos seus trabalhos justapõe a segurança, a estabilidade, o conforto e a prosperidade vivida pela população ocidental com a violência, o terror, o trauma e as dificuldades experimentadas pelas vítimas da pobreza, da guerra e do deslocamento.
O fotógrafo "gostaria de lembrar aos residentes dos países desenvolvidos que as pessoas nos países subdesenvolvidos vivem na dor, na fome e na guerra. Quero lembrar às pessoas dos países subdesenvolvidos que elas merecem melhor governo, educação ou ciência, assegurando-lhes que têm todo o direito de serem tão fortes e pacíficos quanto os dos países desenvolvidos.” (Victoria Emily Jones, in Art and Theology - adaptado).
Deste modo, os alunos do 9.º ano realizaram trabalhos onde analisaram alguns dessas fotomontagens, relacionando com os conteúdos abordados relativos aos contrastes de desenvolvimento. Foi possível não só trabalhar a sua teoria, como também casos práticos, onde se espelham diferentes realidades. Os trabalhos encontram-se expostos na escola, junto ao PBX.
No geral, cumpriram-se os objetivos estipulados, tendo os alunos motivos para estar orgulhosos.
Observação: todas as imagens são fruto do trabalho de Uğur Gallenkuş, contendo, assim, direitos de autor que são respeitados e valorizados enquanto excelentes recursos para espelhar e estudar o tema nelas retratado.
O Professor responsável, Diogo Rosa