top of page

Visita de estudo ao Instituto Superior Técnico

No dia 17 de Abril, os alunos do 11º A e B, no âmbito da disciplina de Física e Química A, realizaram uma visita de estudo ao Instituto Superior Técnico. Esta visita está inserida na XXVII Semana da Física, projeto desenvolvido pelo Núcleo de Física do referido Instituto NFIST o qual tem por objetivo promover a educação científica em Portugal.


Existem duas vertentes importantes que o NFIST quer proporcionar a todos os alunos das Escolas visitantes. A primeira consiste em complementar o programa de ciências, através de experiências (Circo da Física), minicursos, idas a laboratórios, entre outros; a outra que devido à aproximação do momento de escolha de um curso superior ou de um agrupamento, pretende divulgar informação sobre o que se faz na universidade e cursos possíveis.


Por outro lado, a interação entre as Universidades e as Escolas Secundárias é uma necessidade, benéfica para ambos os lados. O Instituto Superior Técnico (IST) tem também contribuído para essas atividades nas várias áreas de Engenharia onde tem atuação, nomeadamente através do DEEC (Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores).


No âmbito do programa lecionado na disciplina de Física e Química A nas Escolas Secundárias, onde se abordam algumas das áreas da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, decidiu-se estabelecer um programa de visitas dedicado a estes alunos. Pretende-se dar a possibilidade aos alunos de terem uma maior proximidade com esta área da Engenharia, nomeadamente através do contacto com algumas experiências e demonstrações, enquadradas no programa de Física. Alguns exemplos dos tópicos abordados foram: eletrónica, biossensores, robótica, modulação de sinais, ondas eletromagnéticas, comunicações móveis e radiações entre outros.



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page