top of page

Visita de Estudo ao Museu da Água, Aqueduto das Águas Livres e Museu da Eletricidade

No dia 06 de maio de 2022, as turmas C e D do 10.º ano e a turma F do 11.º ano exploraram a melhor ferramenta de trabalho que se pode utilizar em Geografia: as saídas de campo, para observar o mundo.

No período da manhã, visitaram o Museu da Água, onde puderam perceber e debater a importância da água e como este recurso se está a esgotar num ritmo alarmante, devido a diversas práticas, diretas e indiretas, do ser humano. Além disso, puderam partilhar algumas soluções para mitigar este problema, contribuindo para uma maior consciencialização do mesmo. As turmas exploraram as instalações e toda a maquinaria existente no Museu da Água, descobrindo que o edifício foi construído tendo em consideração a posição dessas mesmas máquinas. Em termos de aprendizagens, tiveram oportunidade de cruzar conteúdos sobre os recursos do subsolo e interligar com o subtema que trata a radiação solar.

Na parte da tarde, visitaram o Aqueduto das Águas Livres, percebendo a sua importância histórica e geográfica, sobretudo no que diz respeito à distribuição da água pela cidade e periferias de Lisboa. Daqui, puderam ainda apreciar a evolução da paisagem, identificando diversos elementos que permitem classificá-la como natural e/ou humanizada. Houve ainda um cruzamento com temáticas abordadas no 11.º ano, sobretudo ao nível do espaço urbano e, também, transportes.

Do Aqueduto das Águas Livres, as turmas seguiram viagem até ao Museu da Eletricidade. Aqui foi abordada a temática da produção de energia elétrica (métodos de produção, diferentes fontes e formas de distribuição). No final da visita participaram num laboratório, onde foi possível fazer experiências sobre o tema.

Um agradecimento às turmas pelo sucesso da visita de estudo e, também, aos professores Vítor Freitas, Maria João Aleixo, Raquel Rodrigues e Mafalda Lara, que se juntaram a esta aventura, cuja colaboração foi fundamental.


Os professores responsáveis:

Helena Cristovam

Diogo Rosa

45 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page