top of page

VISITA DE ESTUDO AO MUSEU DAS COMUNICAÇÕES E AO MUSEU BERARDO


No dia 02 de dezembro de 2022, as turmas A e B do 9.º ano tiveram a oportunidade de realizar uma visita de estudo organizada pelos professores de Geografia, Diogo Rosa, de História, Paula Ferreira, e TIC, Célia Joaquim.


De manhã, as turmas foram ao Museu das Comunicações, numa articulação curricular entre as disciplinas de Geografia e TIC. A visita, intitulada “Vencer a Distância – Cinco Séculos de Comunicações em Portugal”, baseou-se numa exposição permanente do Museu das Comunicações que se debruça sobre a evolução e o aperfeiçoamento das técnicas que permitiram à Humanidade uma comunicação cada vez mais rápida e eficiente.


Depois do almoço, as turmas dirigiram-se ao Centro Cultural de Belém, mais concretamente ao sítio do Museu Berardo, para uma visita guiada intitulada “A primeira vez no museu de arte”, no âmbito da disciplina de História. A visita a uma coleção de arte moderna e contemporânea suscita frequentemente alguma incompreensão sobre a criação artística. Nesta visita, pretendeu-se, em forma de diálogo e atividades dinâmicas, contextualizar, questionar e refletir sobre as alterações na arte dos séculos XX e XXI, com base nas obras de grandes e famosos pintores da época.


Foi um regresso destes alunos às visitas de estudo, após três anos letivos em que foram interrompidas e comprometidas pela pandemia COVID-19. As visitas de estudo constituem uma situação de aprendizagem de conhecimentos, mas também promovem a educação para a cidadania, uma vez que propiciam a sociabilidade, quer seja na relação professor-alunos, quer seja na relação entre os alunos. A visita de estudo realizada, leva-nos então a perceber que o desenvolvimento dos alunos no sentido da construção de conhecimentos, pode efetuar-se não só na instituição tradicional de ensino, mas também em espaços de educação não formal, pelo que o objetivo será dar continuidade a este tipo de práticas.


Um agradecimento a todos os alunos que participaram nesta experiência, e às professoras de Matemática, Carina Aires, e de Cidadania e EMR, Teresa Cunqueiro, que colaboraram na sua concretização, juntamente com os professores responsáveis.


Diogo Rosa (Professor de Geografia)

Paula Ferreira (Professora de História)










44 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

AVISO

As inscrições para a 2.ª fase do Ensino Secundário são realizadas obrigatoriamente na Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE) e decorrem de 17 a 18 de julho de 2023. Nas inscriçõ

bottom of page